domingo, 22 de agosto de 2010

QUEM ACOMPANHA COM COXO...


Ainda em fase de recuperação do abalo sofrido com a derrota do Benfica, frente ao Nacional da Madeira, procurei encontrar na imprensa da especialidade, e nas opiniões de alguns consócios, alguns motivos que me ajudassem a ultrapassar esta fase de desalento.
Infelizmente, nada do que li contribuiu para a melhoria do meu estado de espírito, ou atenuar a minha percepção sobre os problemas que estão a afectar a equipa principal do Benfica.
Tal como eu, analistas, comentadores, adeptos e associados do Benfica consideram que Roberto foi o culpado pela derrota de ontem, sendo preciso muito boa vontade para se compreender a posição de Jorge Jesus, quando continua a negar aquilo que é uma evidência, aos olhos de todos.
Nesta matéria, permito-me destacar, pela sua qualidade e por se tratar de um dos mais qualificados comentadores desportivos portugueses, o artigo do comentador desportivo da TSF, Luís Freitas Lobo, cuja leitura recomendo, e que deveria merecer a atenção do treinador e dos dirigentes do Benfica. (http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1646300)
Em resumo, o que mais me preocupa é o facto de o Benfica ter um sério problema para resolver, Jorge Jesus teimar em não o reconhecer, o mercado de contratações fechar dentro de uma semana, e o guarda-redes Roberto já ter demonstrado que não dá as garantias necessárias a uma equipa que quer voltar a ser campeã nacional e ter uma boa prestação na Liga dos Campeões.
Mas igualmente preocupante foi ter verificado a existência de um elevado número de benfiquistas que, nos seus comentários ás notícias dos jornais, começam a colocar em causa o treinador do Benfica, chegando alguns deles a pedir o seu afastamento.
Os mais de 40 anos de sócio do Benfica levam-me a pensar que conheço o comportamento e reacções da nossa massa associativa, e a sua tendência para passar do estado de euforia ao do depressão, quando as coisas não correm bem.
A história do Benfica, para o bem e para o mal, está cheia de exemplos de jogadores, treinadores e dirigentes, que passaram de amados a odiados, enquanto o diabo esfrega um olho.
E foi por esse motivo que aqui expressei, ontem, a minha preocupação com o facto de Jorge Jesus poder vir a ser arrastado por uma eventual onda de descontentamento entre os adeptos benfiquistas.
Como sempre sucede em períodos conturbados, o momento é de se apelar à serenidade e evitar pindarizar sobre a situação, sob pena de podermos vir a assistir a um agravamento dos problemas, com consequências de difícil previsão...
E não se pense que este meu apelo à calma e contenção significa total aprovação de tudo o que tem sido feito, porque não é disso que se trata.
Mas é forçoso que os benfiquista reconheçam que o Benfica, ontem, durante a primeira parte do jogo, teve momentos de muito bom futebol, e apenas a infeliz exibição de Roberto impediu uma vitória que parecia certa.
Tudo o que Jorge Jesus conseguiu na época passada não pode ser posto em causa à primeira contrariedade e é por isso que me permito apelar à serenidade e ao bom-senso de todos os benfiquistas, para podermos ultrapassar, pela positiva, um momento desportivo que a todos penaliza.
Mas também não posso terminar sem sugerir a Jorge Jesus que tenha presente um grande ensinamento da sabedoria popular:
Quem acompanha com coxo, ao terceiro dia coxeia!

Sem comentários:

Enviar um comentário