terça-feira, 17 de agosto de 2010

À MESA, NO PETER'S...


São quatro marinheiros, todos em idade de reforma, se é que essa situação pode, alguma vez, ser aplicável a um marinheiro...
Nascidos na parte continental de Portugal, deixaram-se seduzir pela beleza das Angústias, uma freguesia da cidade da Horta, na ilha do Faial, nos Açores, onde acabaram por fixar residência.
Fascinara-os a beleza da Baía do Porto Pim, onde se situa uma das maiores praias de areia da ilha do Faial.
Moram perto do Porto Comercial, cuja construção foi iniciada em 1876, no interior do qual se situa a Marina da Horta, inaugurada em Junho de 1986,talvez porque lhes é impossível afastarem-se do mar...
O mais famoso bar do Atlântico Norte, o Peter Café Sport, ou, simplesmente, o Peter's, junto à Marina, é o seu ponto de encontro de todos os dias. Ali se reúnem, seja em volta da "bica" matinal, ou no final da tarde, para se entregarem ao prazer de um dos "gin and tonic" mais famosos do mundo.
Ocupam o tempo admirando os iates, cavaqueando com os marinheiros que aportam à ilha, jogando à sueca, ou, como qualquer português que se preza, falando de futebol, e dos seus clubes do coração.
Benigno, natural de Braga, apoia o clube da sua terra natal, o Sporting Clube de Braga, orgulhoso dos resultados desportivos alcançados nas últimas épocas, apesar do reduzido orçamento de que dispõe, para suportar a sua equipa de futebol.
Propício, nado e criado em Vila Nova de Gaia, é um ferrenho adepto do Futebol Clube do Porto, clube que, segundo ele, se tornou "o máior", desde que, nos tempos do treinador José Mourinho, conseguiu o feito de ganhar a Liga dos Campeões.
Segundo, skipper de vários veleiros desportivos, nasceu em Belém, junto ao Tejo, e é sócio do Sporting Clube de Portugal, desde o dia em que nasceu, por decisão do seu pai. Os famosos "cinco violinos", que idolatra desde a sua juventude, foram factor decisivo na sua fé sportinguista.
Benedito, que seu pai quisera registar como Bendito, por ter nascido no dia 28 de Abril de 1946, dia em que o Glorioso deu a maior abada de sempre (7-2) ao Sporting, veio ao mundo na Costa da Caparica. Sócio do Glorioso Sport Lisboa e Benfica, desde o dia do seu nascimento, deve esse privilégio ao espírito clarividente do seu pai, também ele um benfiquista dos quatro costados, que participou na construção da antiga Catedral, conhecida, nos meios desportivos da especialidade, como o velho "Estádio da Luz".
Eis, meus amigos, o cenário em que se irão desenrolar as saborosas conversas e análises desportivas, relativas à época futebolística 2010/11, tendo como principais protagonistas os cidadãos acima mencionados.
Sempre sob o título, "À MESA, NO PETER'S...", os nossos quatro amigos irão discutir futebol, sempre mantendo a compostura, mas com muitas alfinetadas e boa disposição, nunca esquecendo os principais problemas que afectam a sua modalidade de eleição, depois das regatas, bem entendido.
A conversa segue dentro de momentos...

Sem comentários:

Enviar um comentário