sexta-feira, 13 de agosto de 2010

COM PAPAS E BOLOS...


Inicia-se, hoje, a época desportiva 2010/11 da Liga Zon/Sagres, nova denominação para o campeonato nacional português.
Desejar que esta nova época desportiva possa ser mais competitiva, menos quezilenta, que impere a verdade desportiva, que haja mais "fair-play", tornou-se um lugar-comum.
Que me perdoem os que assim não se comportam, mas a verdade é que, o verdadeiro problema reside na frequente utilização de palavras, ou expressões, que, embora carregadas de conteúdo e significado, pouco, ou nada, representam, aos olhos de quem as utiliza.
E nem o facto de esta ser uma prática generalizada, em vários sectores da nossa sociedade, desculpa o que se passa no nosso futebol.
Com efeito, tornou-se trivial vermos, e ouvirmos, os intervenientes, incluindo a maioria dos espectadores e adeptos, repetirem os mesmos desejos, no início de cada época desportiva. E, apesar disso, a história repete-se.
Insinuações, suspeição, discursos incendiários, falta de desportivismo, violência, um pouco de tudo isto se repete, em dose maior, ou menor, em cada época desportiva.
É que, na verdade, todos estes apelos têm subjacente um pressuposto, que poucos se atrevem a explicitar:
Todos querem tudo isso, desde que a sua equipa ganhe!
E por muito que nos custe, qualquer analista externo, que observe o nosso futebol, facilmente conclui que, praticantes, dirigentes, adeptos e, infelizmente, até a maioria dos analistas e comentadores, têm uma exacerbada perspectiva clubista do jogo.
Por estes dias, vão continuar a suceder-se os apelos de início de época, carregados de boas intenções, daquelas que dão para encher, não um, mas dois infernos, embora todos saibamos que pouco, ou nada, tem sido feito, no sentido de melhorar o actual estado de coisas, e a qualidade do nosso futebol.
A sabedoria popular diz-nos que, "com papas e bolos se enganam os tolos", um provérbio que encontra plena aplicação no nosso futebol, para desgosto dos verdadeiros amantes do desporto-rei, do desportivismo, e da verdade desportiva!

Sem comentários:

Enviar um comentário