domingo, 26 de setembro de 2010

À MESA, NO PETER'S...


Propício tomava o seu café, quando entrou Segundo, com ar de quem estava muito arreliado:
-Então homem, que ar é esse? Deixa lá isso, foi só mais um jogo. Além disso, já devias estar habituado, atirou, com ar trocista.
-Deixa-te de graças, Propício, que eu hoje não estou nos meus melhores dias.
-Imagino, o teu Sporting só te dá tristezas. Não há meio de acertarem o passo e, pelo andar da carruagem, parece-me que ainda não será desta.
-Lá isso é verdade, mas olha que pelo facto de o teu Porto ter começado bem, também não é motivo para deitares foguetes antes da festa. O campeonato é longo...
-Pois sim, mas candeia que vai à frente, alumia duas vezes, retorquiu Propício.
Estavam neste diálogo quando entrou Benedito, que, ao ouvir o final da conversa, não resistiu:
-Não alumia duas não, no caso do Porto alumia quatro, que são as vezes em que foi beneficiado pelas arbitragens, em apenas seis jogos.
-Pronto, lá tinha que vir à baila a conversa das arbitragens, reagiu Propício.
-Claro que tinha e continuará a vir, para nunca te esqueceres do modo como o Porto conseguiu os nove pontos de avanço sobre o Benfica. É o Porto a ser beneficiado e o Benfica a ser prejudicado, de forma escandalosa.
Desta vez foi mais um penalti, claríssimo, que ficou por assinalar...
-Se ficas satisfeito com isso, assim seja. A verdade é que são nove pontos de diferença. O resto é conversa, atirou Propício, como que pretendendo terminar a conversa.
-Pois são, mas tudo isto é uma vergonha. Mesmo acreditando, e eu quero acreditar, que os árbitros não erram de propósito, a verdade é que se torna incompreensível a diferença de critérios existente. E não me refiro, apenas, à questão dos penaltis, falo também dos critérios disciplinares. Uma vergonha, rematou Benedito.
Propício, que queria mudar de conversa, já que as questões da arbitragem o deixavam, francamente, agastado, perguntou:
-O que é feito do Benigno, que não apareceu?
-Sei que ele aproveitou a ida ao Continente para ir ver o Braga, na Sexta, e era para ter regressado hoje. Mas, até agora, não deu notícias, esclareceu Segundo.
-Vá lá, pelo menos escolheu bem o jogo, já que o Braga ganhou, ironizou Benedito.
-Bem, e se jogássemos às moedas, para ver quem paga os cafés, sugeriu Propício, que não pretendia ver retomado o tema do futebol.
-Vamos a isso, que eu estou a precisar de melhorar a disposição, anuiu Segundo.
-Ou piorar, reagiu, trocista, Benedito.
E lá ficaram, mãos estendidas, fazendo os pedidos, num jogo à melhor de três...

Sem comentários:

Enviar um comentário