segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DEPOIS DO FLA...O FLU


O Fluminense Football Club, fundado no Rio de Janeiro, em Julho de 1902, sagrou-se, ontem, campeão brasileiro, sucedendo ao seu grande rival carioca, o Flamengo, depois de 26 anos de jejum.
A maior curiosidade é que, no ano passado, orientado pelo técnico Cuca, o Fluminense apenas se conseguiu salvar da descida de divisão após uma heróica ponta final, mantendo-se invicto nas últimas 11 jornadas do campeonato, com 4 empates e 7 vitórias, seis delas consecutivas.
Este ano, sob o comando do técnico Muricy Ramalho, o tricolor repetiu a façanha de 1984, enquanto o seu treinador conseguia o seu quarto título, nesta década, sendo os restantes ao serviço do São Paulo.
Sendo o futebol um desporto colectivo, claro que todos estão de parabéns, dirigentes, equipa técnica e jogadores, mas seria uma injustiça não destacar o papel do argentino Conca nesta conquista, um jogador de pequena estatura, mas de classe extraordinária.
Referências para o Cruzeiro, que conquistou o segundo lugar na última jornada, batendo o Palmeiras, do conhecido Felipão, e para o Corinthians, que não só não conseguiu sagrar-se campeão, em ano de centenário, não resistindo à saída de Mano Menezes, em Julho deste ano, para liderar a selecção brasileira, como também acabou por perder o segundo lugar, ao empatar, na última jornada, com o despromovido Goiás.
Decepcionante foi a prestação do campeão em título, o Flamengo, que, enredado em problemas de diversa ordem, terminou a época em 14º lugar.
De lamentar que a equipa do Santos, após um brilhante campeonato paulista, que venceu, tenha sido desmantelada e atravessado problemas de vária natureza, como a lesão de Paulo Henrique "Ganso", a indisciplina de Neymar, e a saída do técnico Dorival Júnior, que acabaria por salvar o Atlético Mineiro da descida de divisão.
O Santos que disputou o campeonato paulista teria sido, seguramente, um sério candidato à conquista do brasileirão, pois praticou um futebol que encantou todos os amantes da modalidade, e motivou a cobiça das suas principais estrelas...
Já o meu Vasco, regressado à primeira divisão, cumpriu o que se lhe pedia, terminando o brasileirão em 11º lugar.
Uma palavra de conforto para os despromovidos, Vitória, Guarani, Goiás e Prudente, com votos das maiores felicidades para o futuro.
Em suma, terminou mais um brasileirão, com a vitória do tricolor Flu, depois do Fla, sob a liderança de um futebol carioca, em ascensão, que a próxima época se encarregará, ou não, de confirmar.

Sem comentários:

Enviar um comentário